Estabelecer um programa de compliance efetivo e que vá de encontro com as necessidades do seu negócio é um processo longo, que exige dedicação constante de toda a equipe.
É importante ter em mente que esses programas precisam levar em conta não apenas as demandas da empresa, como também dos funcionários. Por isso os canais de comunicação são um recurso que não pode faltar nessa prática.
Apesar da equipe de compliance fazer um trabalho de fiscalização ativo, ela também precisa contar com canais de denúncia, pois há questões que escapam do controle e da vistoria documental.
Neste artigo, vamos falar com mais detalhes sobre a importância dos canais de comunicação. Confira!
Qual a função dos canais de comunicação no compliance?
Os canais de comunicação no compliance são um veículo importante para a empresa se articular com os colaboradores e a sociedade. Por mais que haja uma cultura de integridade bem estabelecida na empresa, com um clima saudável e construtivo, as inconformidades podem surgir em algum ponto. Assim, é essencial ter um local que receba a notificação, sem expor quem denuncia a um risco ou a uma situação de constrangimento.
Este é um recurso fundamental para fazer a informação de uma inconformidade chegar até os profissionais habilitados a tratar a questão, os canais de comunicação se mostram indispensáveis e o alicerce de uma cultura de aperfeiçoamento contínuo.
O canal tem utilidade também para receber sugestões de melhorias, sendo interessante para enriquecer as perspectivas sobre a organização. Dessa forma, é possível criar um ciclo de integridade e crescimento contínuo.
Qual a importância dos canais de comunicação na empresa?
Esse veículo de troca de informação entre a comunidade interna e externa, os profissionais de compliance e o Comitê de Ética proporciona condições para identificar erros, inconformidades, corrupção, assédio e quaisquer crimes de maneira mais rápida. Sendo possível investigar o caso, propor ações para remediar a situação, realizar correções e punir os autores da irregularidade.
Além disso, os canais de comunicação na empresa também apresentam papel estratégico. A falta de ética, corrupção ou desvios de dinheiro, por exemplo, causam um impacto muito negativo para o orçamento e a imagem do negócio.
Tendo isso em vista, é muito mais viável e construtivo estabelecer um programa de compliance com canal ativo, evitando multas, escândalos e danos à imagem do negócio.
O que é importante para criar canais de comunicação na empresa?
Para criar os canais de comunicação na empresa, é necessário instituir uma forma de trabalho que assegure o sigilo e a liberdade do colaborador em trazer a informação. Outro ponto relevante é promover a conscientização, para que os profissionais entendam que a conformidade não é só papel da equipe de compliance e do Comitê de Ética, mostrando que a colaboração de todos é imprescindível.
Afinal, a integridade é uma questão de responsabilidade coletiva. O acesso ao meio de comunicação também deve ser fácil, rápido, seguro e integral, sendo que denúncias podem ser permitidas a terceiros. Destacamos que o fluxo de trabalho envolvido após a chegada de uma denúncia envolve análise pela equipe de compliance, passagem pelo Comitê de Ética e a realização de investigações.
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Até o próximo artigo!