Por que realizar melhorias contínuas nos programas de compliance?

O senso comum pode pensar no compliance como uma iniciativa unitária, que coloca a empresa nos eixos e, depois, torna-se completamente irrelevante. 

Porém, isso não condiz com a realidade. Compliance é um trabalho de rotina e o foco do programa está em realmente se tornar uma cultura na instituição.

O profissional de compliance pode ter as qualificações necessárias e ser formado nas mais excelentes instituições. Entretanto, sem revisões e melhorias no programa de conformidade desenvolvido, grande parte do trabalho é fadada ao fracasso. 

Afinal, a iniciativa envolve todos os níveis da empresa e considera os contextos e interações nos quais a organização se encontra. Assim, nesse dinamismo, as escolhas e planos também não podem ser estáticos.

Nosso artigo de hoje mostra como a melhoria contínua é imprescindível no programa de compliance. Veja mais a seguir!

O que não pode faltar em um programa de compliance?

Um programa de compliance envolve uma série de etapas para garantir o encadeamento adequado dos processos. Isso é importante porque a iniciativa é processual e demanda tempo para ser implementada, sendo impossível a aplicação de uma só vez em todo o negócio. 

Saiba quais são os pontos importantes na estrutura de um programa de compliance:

  • Mapeamento: é o processo de reunir as lideranças de diversas áreas do negócio para mapear fragilidades, riscos, pontos fortes e fracos em cada setor.
  • Documentação de princípios, normas e políticas: são registros que oferecem um parâmetro para as condutas e iniciativas, prevendo medidas relacionadas a ações internas e externas na empresa.
  • Capacitação: processo de multiplicação de saberes e de gestão de conhecimento. Só é possível estabelecer um programa de compliance sólido se os colaboradores estiverem bem informados sobre o tema.
  • Canal eficiente de comunicação: os trabalhadores precisam de um canal seguro e sigiloso para veicular denúncias em caso de alguma inconformidade.
  • Disseminação de cultura de compliance: o foco do programa é tornar a conformidade uma verdadeira cultura na empresa. Conscientize profissionais e busque apoio da alta gestão no processo.
  • Revisões e avaliações: o programa de compliance não é estático, é um processo contínuo, que também precisa passar por aperfeiçoamentos. Isso é parte de uma conduta de aprimoramento constante na instituição.

Qual a importância de realizar melhorias contínuas nos programas de compliance?

A conformidade tem como princípio sempre prover a minimização de riscos e maior integração dos processos do negócio. As demandas da empresa se atualizam com constância, assim como a dinâmica do mercado, que é bastante irregular e repleta de imprevistos. 

Um programa robusto de compliance não consegue prever todas as modificações no contexto macroeconômico e social. Porém, ele é capaz de identificar quando essas mudanças de fato acontecem e proporcionar adaptações para cada mudança. 

A legislação é outro aspecto que também se altera com frequência e demanda análises periódicas, para que sejam realizadas as mudanças necessárias. Além disso, ao longo do decorrer dos processos e controles internos, identificam-se pontos de melhoria, que demandam aprimoramentos e evoluções. Isso proporciona mais transparência e aprendizado.

Destacamos também que o bom profissional de compliance não é aquele que apenas desenvolve o programa de conformidade perfeitamente. Faz parte do processo a revisão, o trabalho conjunto e a reciclagem de conhecimentos, sendo esses pontos essenciais para o desempenho de um bom trabalho na área.

Saiba mais sobre o nosso Curso de Gestão em Compliance!

Se você tem interesse em se tornar um profissional de compliance e não sabe por onde começar conheça o nosso curso Gestão em Compliance, conferindo um vídeo exclusivo para entender mais sobre a formação e saber como se aprimorar na área.

Não deixe de seguir a 360 Compliance no Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube, onde compartilhamos mais conteúdos práticos e atualizações sobre o universo de compliance.

1 thoughts on “Por que realizar melhorias contínuas nos programas de compliance?

  1. Pingback: Programa de Compliance: um protagonista na construção ou reparação da imagem do negócio - 360 Compliance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *