Trabalho presencial: como facilitar o retorno dos colaboradores e como o Compliance pode ajudar?

Após quase dois anos de adequações a novas formas de trabalho, torna-se cada vez mais intensa a movimentação do mercado em direção à retomada dos trabalhos presenciais, principalmente considerando o avanço da vacinação da população brasileira.

Diante de tal movimentação, é inevitável que uma boa parcela de empresas que ainda mantém o teletrabalho (também conhecido como home office) transitem em direção ao modelo híbrido (intercalando trabalho presencial e teletrabalho) e até mesmo ao modelo 100% presencial.

Considerando o bem-estar e bom funcionamento das estruturas de trabalho durante este processo, surge o grande desafio gerencial: 

→ Como trazer os colaboradores de volta ao trabalho presencial?

Para auxiliar na resposta a esta pergunta, trouxemos quatro dicas para facilitar a vida tanto de gestores quanto de colaboradores neste processo, contando sempre com a supervisão do setor de Compliance para o sucesso da retomada. 

Veja a seguir:

1. Atente-se aos protocolos de segurança: a pandemia ainda não acabou!

Ao optar pela retomada do regime presencial, é de extrema importância que as empresas cumpram todas as exigências sanitárias de segurança.

Álcool-gel, distância segura entre os funcionários, uso de máscara e até mesmo o passaporte de vacinação são alguns dos itens que devem manter-se no radar das empresas.

Por isso, é importante que o setor de Compliance esteja diariamente atento ao cumprimento destes requisitos, assegurando um ambiente com riscos reduzidos para os colaboradores.

2. Preste o suporte necessário aos colaboradores durante a transição.

É importante que a saúde mental de todos durante o processo de retorno seja prioritária, diante das dificuldades enfrentadas por muitos colaboradores (como a distância dos filhos e os percalços de transporte nas grandes cidades, por exemplo).

Neste aspecto, adotar uma postura compreensiva e colaborativa junto aos funcionários pode se tornar um ponto fundamental para o sucesso do retorno.

Reforçar o funcionamento dos canais de denúncia sigilosos também é requisito básico para que os funcionários sintam-se seguros para reportar quaisquer problemas durante o processo.

3. Aproveite o momento para recalcular rotas e proporcionar um ambiente mais saudável e leve.

A resistência de alguns colaboradores em relação ao retorno do modelo presencial se deve a problemas e estigmas trazidos do período pré-pandêmico.

Para proporcionar um ambiente mais saudável para todos, aproveite a retomada para ouvir as ideias do time, traçar caminhos mais assertivos e tornar os processos e relações mais transparentes, diminuindo riscos e integrando mais as equipes.

O Compliance, especialista em integração e transparência de processos, pode ser um aliado fundamental nesta reconfiguração.

4. Invista em treinamentos e capacitação durante o período de retomada.

Separe tempo para treinar e reciclar os conhecimentos de sua equipe, seja através de conteúdos voltados para o desempenho estrito das respectivas funções ou através de temáticas que abrangem a cultura e as normas da empresa.

Isso pode ser feito de forma criativa e dinâmica, amenizando a rotina de trabalho por alguns instantes e relembrando aos colaboradores o funcionamento da estrutura organizacional.

Lembrando que, quando o assunto é a empresa como um todo, é importante que todos os envolvidos, independentemente do nível hierárquico, estejam na mesma página.

Neste ponto, é imprescindível contar com os setores de Compliance e RH para aplicar as atualizações necessárias durante a retomada.

Os processos de retomada não são fáceis e caracterizam um grande desafio para todos, diante das profundas marcas deixadas na humanidade pelas perdas e dificuldades trazidos pela pandemia. 

Entretanto, no âmbito empresarial, é importante ressaltar a importância do trabalho em conjunto de todos os setores junto ao Compliance durante a retomada, para assegurar que o processo se dê de forma saudável, segura e justa para todos.

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