Você sabe quais são as vantagens de criar uma cultura de ética e integridade na sua empresa?
Os debates sobre o combate à corrupção e práticas ilícitas estão cada vez mais presente nos meios corporativos e por esse motivo, muitas empresas têm buscado fortalecer seus programas de ética e compliance, visando incentivar a boa conduta dos líderes, funcionários e colaboradores da empresa.
Foi pensando nisso, que o Ethisphere Institute criou o World’s Most Ethical Companies®, um programa de reconhecimento realizado desde 2006 que visa promover práticas éticas no contexto corporativo e à disseminação de políticas de compliance e integridade.
A jornada das empresas mais éticas do mundo premia companhias pelos programas de conformidade, ética e integridade, além de conceder diversos benefícios aos que se destacam no processo.
Neste artigo, vamos falar mais sobre o programa e as vantagens que uma cultura ética pode oferecer a sua empresa.
Incentivar condutas éticas contribui para o crescimento da empresa
De acordo com o levantamento da Ethisphere Institute, realizado este ano, a Natura e a Avon ficaram entre as empresas mais éticas do mundo, sendo a Natura um destaque na categoria pela 11ª vez consecutiva no ramo de Saúde&Beleza.
Segundo o CEO de Natura &Co América Latina, João Paulo Ferreira, um dos principais objetivos da empresa em 2020 foi aprimorar a cooperação entre os mais diversos setores da organização, priorizando o cuidado com as relações pessoais e os valores de governança.
Além disso, outra característica presente nas empresas premiadas, foi o desenvolvimento da resiliência como uma forma de melhorar não apenas o convívio entre os colaboradores e parceiros, como também a habilidade de resolução de crises e conflitos das empresas.
Embora o combate à corrupção seja uma responsabilidade de todos, é importante que essas mudanças ocorram nos mais diversos setores da empresa. Desde a relação dos funcionários com os líderes, até a busca por parceiros que tenham os mesmos valores éticos que a empresa.
Como funciona o World's Most Ethical Companies®?
O Ethisphere Institute avalia uma série de critérios, para calcular o Quociente de Ética (Ethics Quotient®). Para isso, ele realiza a análise de questionários, documentação suplementar, pesquisa independente e entrevista com representantes da empresa participante do processo.
Na categoria de Liderança e Reputação, o Ethisphere Institute realiza a revisão da publicidade, como mídias sociais, conteúdos na imprensa, registros públicos e atividade regulatória.
O objetivo dessas análises é ter acesso às informações da corporação e, também, verificar a integridade e o que foi publicado nos meios de disseminação de informação sobre a avaliada.
No processo de análise, a Ethisphere Institute avalia os requisitos:
- Programa de compliance e ética;
- Cidadania Corporativa e Responsabilidade;
- Governança;
- Liderança e reputação.
Como estabelecer uma cultura de ética na sua empresa?
Desenvolver um programa de ética e compliance é fundamental para a mudança cultural da sua organização. Para isso, é necessário que o programa e o código de conduta estabelecidos sejam pensados para atender as necessidades da corporação.
Por esse motivo, a 360 Compliance oferece treinamentos e consultorias na área de ética e compliance, contribuindo para que você adquira os conhecimentos necessários para criar um programa de conformidade bem-sucedido e participar da jornada.
A participação na jornada, por si só, já é uma excelente fonte de aprendizado e oportunidade de aperfeiçoamento dos processos de compliance e integridade, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da participante..
O World's Most Ethical Companies® é uma ótima forma de incentivar a equipe a desenvolver uma cultura mais ética e os programas resultam em reconhecimento, proporcionando uma ótima experiência para todos os envolvidos.
Deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!Fonte: https://worldsmostethicalcompanies.com/
Pingback: Programa de Integridade vs. Código de Ética: qual a diferença?