Como a Inteligência Artificial pode auxiliar nos programas de compliance?

Os sistemas de informação oferecem grandes possibilidades para facilitar os processos de avaliação, análise e revisão de documentos. E neste contexto, a Inteligência Artificial, tem grande potencial para simplificar a rotina complexa de trabalho realizada pelas equipes que zelam pela conformidade no negócio.

No artigo de hoje vamos falar sobre como a Inteligência Artificial pode auxiliar nos programas de compliance. Veja mais a seguir!

Quais são os recursos da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que simula as funções do pensamento humano, como julgar, decidir, ponderar, avaliar e analisar. Para isso, ela se baseia no Machine Learning, ou seja, na capacidade da máquina de aprender a partir das interações que se estabelece com ela. A tecnologia monitora comportamentos, identifica padrões e cria teias de informação, que se comunicam em pontos de intersecção.

Outro pilar relevante que compõe a Inteligência artificial é o Deep Learning, uma forma mais aprofundada do Machine Learning, que permite, por exemplo, identificar as exceções para as regras.

Por último, acrescentamos o Processamento da Linguagem Natural (PLN), que faz o tratamento dos resultados encontrados pela tecnologia, conferindo a eles um aspecto mais natural e humano. Isso possibilita que o robô pareça menos artificial.

Como a Inteligência Artificial contribui com os programas de compliance?

Uma das principais vantagens da I.A integrada aos programas de compliance é a otimização de processos. Como, por exemplo, o questionário inicial dos canais de denúncia, uma atividade muito operacional, que visa detalhar o conteúdo da manifestação. Neste caso, é possível colocar um robô para realizar o procedimento de forma mais ágil e eficiente.

A tecnologia coleta informações como o fato em si, envolvidos e respectivos cargos, local da ocorrência, infrações, falas apresentadas e dados objetivos sobre a situação. A partir disso, a equipe de compliance pode estabelecer as medidas necessárias para tratar a situação.

Quais são as vantagens do uso de Inteligência Artificial no compliance?

O uso de Inteligência Artificial no compliance permite otimizar processos e facilitar a rotina da equipe. Além disso, ele diminui os erros e o retrabalho no fluxo de atividades de gestão da conformidade. 

Outro ponto importante, é que a Inteligência Artificial pode ser aplicada em um processo inicial de coleta de dados na denúncia ou em outros procedimentos. Porém, ela não substitui o fator humano. Necessariamente, os profissionais de compliance precisam estabelecer entrevistas no processo de investigação e outras atividades. Mas, em termos de facilitar a fase operacional inicial, o ganho de usar a I.A. é bastante relevante.

A tecnologia também pode ser utilizada na otimização do gerenciamento de documentos e nos controles internos, por exemplo, com soluções de processamento de dados, como o Big Data. São várias possibilidades que facilitam a revisão de documentos e registros e proporcionam ótimos resultados para o setor de compliance.


Deseja saber mais sobre a aplicação de tecnologia nos programas de compliance? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *