O Compliance deixou de ser um investimento presente somente nas grandes organizações para se tornar uma prioridade em empresas de todas as modalidades e portes. Os benefícios de investir na conformidade são inúmeros, mas o que apresentaremos no artigo de hoje é o fato do compliance ser questão de longevidade do negócio.
Há um contexto em toda a sociedade e a nível macroeconômico que cria condições para que as corporações que violam princípios e normativas estejam com os dias contados.
Vamos explicar melhor o assunto a seguir. Acompanhe!
Por que as empresas que não estão em compliance não vão sobreviver a longo prazo?
Compliance se tornou uma questão de sobrevivência do negócio por uma série de razões coordenadas e pela necessidade do aprimoramento das leis. Ainda há muito a ser aperfeiçoado, mas as regulamentações passam por constantes atualizações, com o objetivo de atender às necessidades da sociedade no cenário atual. Citamos como exemplo a Lei Geral de Proteção de Dados, um instrumento importante para resguardar os usuários e a corporação.
Hoje a sociedade tem mais educação sobre o meio digital em relação a quando a rede foi criada, na década de 90. Em algumas parcelas da população, já há bastante conhecimento sobre direitos e deveres no contexto de tecnologia.
Essa facilidade de acesso à conteúdo permite alcançar resultados relevantes e o consumidor está mais exigente e, também, mais vigilante. Afinal, os radares das redes sociais e da mídia funcionam constantemente. Uma notícia se propaga em rede social em velocidade alarmante, o que é bom para causas positivas, mas pode causar um grande caos se acontecer algum problema na sua organização.
Por exemplo: Diante de falhas, muitos simplesmente param de comprar e buscam a concorrência e, hoje em dia, grande parte dos segmentos conta com muitas opções. Assim, nesse ponto, a tolerância a episódios de corrupção e inconformidade diminuiu drasticamente e um escândalo pode manchar a imagem do negócio de forma irrecuperável.
Quais são os benefícios do compliance para a longevidade do negócio?
O compliance proporciona condições para criar um ciclo virtuoso no negócio, orientando todas as etapas da atividade e da cadeia produtiva pela ética e por princípios de governança e sustentabilidade.
A proposta é criar uma imagem positiva e transparente, resultado de processos estruturados em valores e no compromisso com a legislação. Acrescentamos que é importante pensar na geração de empregos, mas também nas condições que esse trabalho oferece.
Boas remunerações, respeito a direitos trabalhistas e contextos dignos e saudáveis para a atividade resultam em maior produtividade e prosperidade do negócio, além de gerar uma boa reputação da companhia como marca empregadora.
Um programa de compliance é uma jornada contínua, que demanda investimentos e o esforço de toda a equipe. Além disso, é importante frisar que atualmente, o compliance não é um diferencial e sim um compromisso da organização com a governança, as instituições estatais, a sociedade e os colaboradores.
Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir a 360 Compliance no Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube, onde compartilhamos mais conteúdos práticos e atualizações sobre o universo de compliance.