Muitos donos de pequenas e médias empresas ainda possuem a crença de que não é necessário se preocupar com um programa de conformidade. Entretanto, na realidade o compliance vale para todos. Os negócios de pequeno e médio porte também estão sujeitos a diversas questões que podem ameaçar, até mesmo, a continuidade do empreendimento.
Preparamos este artigo para mostrar os riscos de compliance em PMEs e de que forma o programa de integridade atua sobre eles. Confira a seguir quais são os principais riscos de compliance que podem ocorrer em uma pequena ou média empresa e saiba mais!!
Terceiros
A relação com terceiros é muito delicada para todo negócio. Se uma organização que se relaciona com sua companhia realizar práticas antiéticas e a sua PME se beneficiar disso, a responsabilidade também recai sobre a sua empresa. Podem haver sanções e punições, afinal, mesmo sem saber de uma irregularidade, de alguma forma você participou de um ciclo de violações da lei, mesmo que seja de forma ínfima.
Por isso, o due diligence, ou seja, o compliance de terceiros, é tão importante para garantir a integridade na sua organização. O trabalho no processo gera muitos resultados positivos, evitando escândalos e possibilitando mitigar riscos.
Fraudes
Nas pequenas e médias empresas, é comum que os valores negociados sejam um pouco menores. Neles, existe um grande risco de fraude, por serem quantias reduzidas, assim é mais difícil que irregularidades sejam notadas. Reembolsos inexistentes e pagamento de fornecedores que não prestam serviço para sua PME são alguns exemplos. Nesse contexto, as práticas de compliance financeiro são muito importantes para o monitoramento e identificação rápida de quaisquer irregularidades que possam ocorrer.
Condutas ilegais
Quando o trabalhador faz algo ilegal, a empresa pode ser punida, pois o profissional está atuando como um representante da organização. O programa de compliance atua, nesse caso, principalmente com políticas de conscientização sobre o que pode e não pode ser feito, por meio de treinamentos e da elaboração de um Código de Conduta para a empresa.
Corrupção
Oferecer vantagens para um servidor público para receber benefícios irregulares configura o crime de corrupção. Mesmo se a empresa não souber que o funcionário fez isso, ela é responsabilizada, pois o colaborador atua como um representante. O programa de compliance realiza auditorias para verificar irregularidades, como por exemplo, averiguar práticas de trocas de brindes e presentes.
Vazamento de informações confidenciais e segurança e proteção de dados
O vazamento de informações confidenciais do negócio pode gerar graves problemas. O mais essencial para mitigar essa dificuldade são as políticas de conscientização e o estabelecimento de processos seletivos rigorosos, para evitar práticas de má fé dentro da empresa.
Quanto à segurança e proteção de dados, reforçamos o quanto é essencial investir em políticas de cibersegurança e em ferramentas robustas para resguardar dados de colaboradores e clientes. As punições por infração da Lei Geral de Proteção de Dados podem chegar a R$50 milhões.
Conheça nosso curso de Gestão em conformidade e evite riscos de compliance em PMEs
Seja uma multinacional ou PME, um programa de conformidade tem muito a acrescentar para o seu negócio. Por isso, o nosso curso de Gestão de Compliance é estruturado para que você crie um programa de integridade do zero na empresa e tenha também os conhecimentos necessários para mantê-lo ao longo do tempo e para mitigar todos os riscos de compliance em PMEs.
Se você deseja se tornar um profissional de compliance e assumir as rédeas da trajetória da sua PME, te convido a conhecer nossa formação de Gestão de Compliance.
Acesse agora, saiba mais informações sobre o nosso curso e faça já a sua matrícula!
Não deixe de seguir a 360 Compliance no Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube, onde compartilhamos mais conteúdos práticos e atualizações sobre o universo de compliance.
Até o próximo artigo!