Compliance é uma palavra de origem inglesa, derivada da expressão “to comply with”, que pode ser traduzida como “estar em conformidade com”. Dessa forma, compliance significa agir de acordo com normas, leis e com a política interna da organização. É agir da maneira correta. Dentro de uma empresa, a política de conformidade vem principalmente para evitar atos ilícitos e irregularidades.
Toda empresa está suscetível a alguma ocorrência, dada a dificuldade de controlar se os profissionais vão ou não agir de forma esperada. Desse modo, essa área está em contínuo crescimento e ganhando cada vez mais destaque no mercado.
A carreira em compliance é bastante promissora e os profissionais desse campo são bastante disputados pelas organizações. Mas, antes de migrar definitivamente para essa trajetória, é importante conhecer melhor o assunto. Confira nosso artigo para entender mais sobre o tema!
O que faz um compliance officer?
O compliance officer é o profissional que cria e gerencia o programa de compliance. Ele desenha o programa de acordo com as boas práticas mais difundidas na área de conformidade, mas também inclui adaptações ao contexto e à realidade do negócio.
Como funciona um programa de compliance?
O programa de conformidade funciona a partir da articulação de diversos elementos que operam de forma integrada. Há um rigoroso controle dos procedimentos, riscos e variáveis envolvidas na integridade do negócio.
O especialista em compliance deve estruturar uma sólida política envolvendo a alta gestão e estabelecendo condições para participação dos colaboradores da organização.
A proposta é que todos sejam multiplicadores das ações de conformidade criando um ciclo virtuoso de procedimentos éticos e embasados na integridade.
Como dar os primeiros passos para começar a carreira em compliance?
Para começar a carreira de compliance, é necessário buscar conhecimento especializado além das formações convencionais, uma vez que o compliance não é uma área institucionalizada, como Direito ou Administração.
Você deve fazer uma boa pesquisa para encontrar especializações de qualidade, com as competências necessárias para uma formação completa no tema. Ou seja: ao contrário do que se pensa, você não precisa ser do Direito para seguir a carreira em compliance.
Durante seu estudo, dedique muita atenção para fazer networking e para se aprofundar bastante nos conteúdos da capacitação.
Por que é importante obter uma certificação profissional?
A certificação profissional é o que proporciona segurança para o empregador de que você passou pelos processos de formação necessários para ter os conhecimentos exigidos no cargo. Dessa forma o certificado contribui para sua imagem e credibilidade, aumentando suas chances de contratação.
Quais são as habilidades buscadas em um profissional de compliance?
O especialista de compliance deve ter diplomacia, firmeza e bom relacionamento interpessoal, pois diariamente ele irá enfrentar questṍes como dilemas éticos, conflitos, e pode se deparar com fraudes, irregularidades, corrupção e crimes dentro organização.
O profissional precisa ser capacitado para gestão de tarefas e também entender as especificidades do negócio, além de se colocar como agente de transformação cultural, criando condições para a multiplicação de ética e integridade na empresa.
Como são as oportunidades na área?
O profissional de compliance frequentemente recebe novas propostas de trabalho enquanto já está na função. Isso acontece porque, no mercado, há uma grande carência de especialistas na área. As remunerações variam de acordo com a experiência, entre R$ 5.000,00 e R$ 40.000,00.
A carreira em compliance é muito promissora e demanda um estudo aprofundado na área. As políticas de conformidade contribuem para a integridade e governança do negócio, possibilitando o engajamento de todos os envolvidos na organização.
Se você tem interesse em se tornar um profissional de compliance e não sabe por onde começar ou como se capacitar para tanto, te convido a conhecer nosso curso Gestão em Compliance. Acesse agora e entenda como se tornar um profissional desejado e bem remunerado em um dos mercados mais promissores no Brasil e no mundo.
Não deixe de seguir a 360 Compliance no Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube, onde compartilhamos mais conteúdos práticos e atualizações sobre o universo de compliance.
Até o próximo artigo!