O Pacto Global das Nações Unidas é uma iniciativa instaurada desde os anos 2000, com o objetivo de auxiliar empresas na remodelação de suas políticas, para, de fato, as companhias contribuírem com a sociedade e o meio ambiente. Esse programa alcançou muito destaque e fornece parâmetros relevantes, rumo a uma atuação mais colaborativa com as coletividades e sustentável para o negócio. Além disso, ela tem forte relação com os valores ESG, que são a base de um programa de compliance. Mas afinal, qual a relação do Pacto Global da ONU e os Valores ESG? Confira nosso artigo especial sobre o tema e entenda!
O que é o Pacto Global da ONU?
O Pacto Global da ONU é uma iniciativa de sustentabilidade corporativa, contando com mais de 16 mil membros e distribuída em 160 países. O programa foi lançado em 2000 pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan. O Pacto é um plano de ação de 2015 a 2030, para o alinhamento das iniciativas e operações aos 10 Princípios Universais de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Além disso, as corporações que fazem parte da aliança assumem o compromisso de contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são os seguintes:
1. Erradicação da pobreza;
2. Fome zero e agricultura sustentável;
3. Saúde e bem-estar;
4. Educação de qualidade;
5. Igualdade de gênero;
6. Água potável e saneamento;
7. Energia sustentável e limpa;
8. Trabalho decente e crescimento econômico;
9. Indústria, inovação e infraestrutura;
10. Redução das desigualdades;
11. Cidades e comunidades sustentáveis;
12. Consumo e produção responsáveis;
13. Ação contra a mudança global do clima;
14. Vida na água;
15. Vida terrestre;
16. Paz, justiça e instituições eficazes;
17. Parcerias e meios de implementação.
O que são os valores ESG?
Os valores ESG são um conjunto de princípios que orientam as práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Eles têm alcançado cada vez mais protagonismo no mercado, sendo um critério relevante analisado por investidores para a análise de desempenho econômico e financeiro. Diversas entidades estão dando preferência para empresas que tenham responsabilidade social e trabalhem com sustentabilidade.
A base dos valores ESG é de que não basta pensar na rentabilidade e lucro de uma corporação. É necessário considerar os reais impactos que a companhia gera na sociedade e no ambiente. Além disso, é preciso abrir mão de privilégios em prol do bem do planeta.
Qual a relação do Pacto Global da ONU com os valores ESG?
Os valores ESG são um caminho para alcançar os Princípios do Pacto Global da ONU nos negócios. Isso porque eles oferecem referências para instaurar um programa que esteja, de fato, alinhado com o que é estabelecido na iniciativa da Organização das Nações Unidas.
Assim, os valores ESG contribuem para o alcance dos objetivos do Pacto Global e para que a sua empresa cumpra com a função social que ela possui.
Saiba mais sobre o nosso Curso de Gestão em Compliance!
Um programa de compliance tem forte relação com os valores ESG, pois os princípios de Governança, Sociais e Ambientais caminham alinhados com a conformidade do negócio. Basicamente, os valores ESG são a filosofia que sustenta o compliance. A integridade é hoje uma necessidade, já que corporações que não estão em conformidade não vão sobreviver nos próximos anos.
Dessa forma, buscar aprender mais sobre a área é essencial para você mudar os rumos do negócio, promovendo o enfoque na sustentabilidade e alinhando suas práticas e operações aos princípios do Pacto Geral da ONU e aos valores ESG.
Se você tem interesse em se tornar um profissional de compliance ou deseja implantar um programa de conformidade em seu negócio, conheça o nosso curso Gestão em Compliance, conferindo um vídeo exclusivo para entender mais sobre a formação e saber como se aprimorar na área.
Se quiser conhecer melhor o Pacto Geral da ONU, acesse a página oficial da iniciativa.
Não deixe de seguir a 360 Compliance no Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube, onde compartilhamos mais conteúdos práticos e atualizações sobre o universo de compliance.
Até o próximo artigo!