Como incentivar compliance e ética na organização

O ato de incentivar compliance para a liderança pode ser uma tarefa difícil caso a alta gestão não tenha ciência dos benefícios da implantação de um programa.

Lendo o livro “Making a Business Case: Selling Compliance and Ethics to Management” do Joseph E. Murphy, encontrei 12 motivos do porquê é importante implantar um programa e venho aqui compartilhar.

  1. Evita o “porre legal”

A empresa fica ciente de todas as possíveis consequências negativas do descumprimento da legislação.

  1. Protege o conselho

As consequências da implantação do programa são positivas: litígios, fraudes e até mesmo processos criminais individuais são evitados.

  1. Protege à marca e à reputação da companhia

Mesmo que uma empresa não tenha ofendido a lei, se o público consumidor vir conduta que não gosta, a reputação da empresa pode ser eliminada.

  1. A implantação de programa efetivo não é opcional

O ato de estar em conformidade com as leis está deixando de ser voluntária para se tornar obrigatória. Normalmente, parceiros desejam fazer negócios com aqueles com os quais estejam alinhados. Além disso, clientes têm cada vez menos interesse em fazer negócios com uma empresa que não tenha padrões de conduta a seguir, ou um programa de compliance implantado, já que a responsabilidade pode se estender àqueles que fazem negócios com infratores.

  1. Pode acontecer na sua empresa

Qualquer empresa que emprega seres humanos está sujeita a desvios – mais ou menos graves.

  1. Todo mundo está fazendo isso

Várias corporações possuem, já implantados, programas de compliance, além de realizarem eventos sobre o tema.

  1. É uma tendência mundial

Programas de compliance fazem parte do cenário global. É possível encontrar normas próprias dos Estados Unidos, Europa, Austrália, Canadá, África do Sul e Japão, por exemplo.

  1. Protege a companhia de desperdício, fraude e abuso:

As mesmas técnicas que ajudam a prevenir a sua empresa de prejudicar os outros também a protegerão de se tornar uma vítima.

  1. Nós já estamos na metade do caminho

Se a auditoria interna já está instituída e já apresenta relatórios e resultados, você pode incluir elementos de compliance. Ou seja, apenas alguns passos adicionais já podem ser suficientes para ampliar a efetividade do programa como um todo, e já fazem parte do investimento.

  1. É a coisa certa a fazer

O público espera que as organizações façam a coisa certa, mesmo que individualmente não assumam tal postura.

  1. Encaixe na estratégia corporativa

Amarrar uma iniciativa de compliance na estratégia de gestão é um mecanismo bastante eficaz.

Também se é necessário compreender qual o público que se quer convencer. É importante encontrar líderes multiplicadores e identificar o que pode ajudar na adesão ao programa, delegando tarefas para aqueles que estão interessados e são capazes. Além disso, conhecer a cultura e o que é aceitável para a organização também é aspecto fundamental.

Caso a alta gestão queira aceitar apenas parte do pacote, é obrigação do responsável pelo programa mostrar que a eficiência do programa fica comprometida. Se desistir de pontos-chave no início, há um alto risco de nunca conseguir ter um programa completo, até que a empresa comece a ter problemas porque o programa não possuía o que era preciso.

Dessa forma, ao concordar com um programa limitado, é necessário deixar um registro sobre o ponto pendente, com cuidado para que esse documento não ateste a ineficiência do programa a autoridades reguladoras.

A ideia é o que diz Joseph E. Murphy ao citar o 12º motivo: o objetivo é que o compliance não seja apenas um custo, mas uma oportunidade de AGREGAR VALOR ao negócio.

Concorda?

Até o próximo artigo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *