Treinamento é o mecanismo pelo qual o Compliance Officer (ou pessoa responsável) passará aos integrantes a estrutura, justificativa e aplicabilidade do programa de compliance dentro da organização, bem como a correlação direta deste com a atuação do indivíduo.
Qual tipo de treinamento é mais efetivo na área de ética e compliance? Consensualmente, experts da área indicam que existem três tipos fundamentais de treinamento que foram utilizados de forma bem-sucedida por COs no mundo:
1. Tradicional, pessoal e presencial:
Esse tipo de treinamento outorga aos colaboradores a oportunidade de ver, conhecer e falar diretamente com o CO, o que normalmente é uma dinâmica significante em um ambiente corporativo. Também passa uma mensagem forte de comprometimento da organização com compliance e ética, quando o treinamento é dado fora da matriz ou do local de trabalho do colaborador.
É ainda uma oportunidade para que discussões confidenciais sejam as sessões de treinamento, os colaboradores estão mais tendenciosos a mencionar casualmente potenciais práticas de risco, dando ao CO a oportunidade de corrigi-las antes que seja efetivamente um problema mais complicado.
Treinamentos interativos permitem um retorno imediato em relação à mensagem que se está querendo passar, além de possibilitar a imediata correção diante de eventual mal-entendido.
2. Treinamento online:
Ferramenta relevante, pois pode permear a organização de forma global e otimizar os recursos, já que os registros, acessos e tempo de validade podem ocorrer de forma automática.
O alcance do treinamento online é grande. Diversas pessoas, em diversos lugares do mundo e em diversas línguas, podem acessar a informação.
3. Combinação de treinamento presencial contendo uma sessão de perguntas e respostas que são filmadas:
Mesclar os tipos de treinamento de forma que possam ser compartilhados com outros colaboradores que não tiveram a oportunidade de participar também é uma forma de ampliar seu alcance, juntamente com a ideia de fortalecer a importância e a relevância do treinamento para a cultura organizacional.
Alguns requisitos devem ser observados durante o preparo do treinamento de uma organização:
- Os “treinadores” são qualificados?
- Os funcionários têm a permissão e possibilidade de fazer perguntas?
- A linguagem está adequada ao receptor da mensagem?
Além disso, utilizar expressões que não são compreendidas ou repetir informações que já são de conhecimento do público podem afastar o interesse da audiência.
Até o próximo artigo!