Muito mais do que a migração do armazenamento de dados para a nuvem e as novas formas de trabalho, a inserção das organizações de forma mais aprofundada no ambiente digital desencadeou também o crescimento de novos riscos (como ciberataques e vazamento de dados sensíveis), levando as organizações a desenvolver um olhar mais atento à segurança digital e à forma como as operações estão sendo realizadas internamente.
Faz-se necessário, portanto, reforçar uma cultura organizacional em compliance, na qual haja também – além das questões éticas do dia a dia – a conscientização sobre todos os riscos que a falta de segurança e atenção no âmbito digital pode gerar nas organizações. Com as regras estabelecidas sendo cumpridas em todos os níveis dentro da organização, as operações se tornam mais fluidas e a segurança é resguardada.
Conheça a seguir os 6 passos que preparamos no artigo de hoje, para compreender melhor como o Compliance Digital pode ajudar na prática.
Confira!
- Entenda o conceito de Compliance Digital
Estar em compliance significa estar em conformidade, relacionando-se com o ato de estar seguindo regras e leis, tanto internas quanto externas, além de outras práticas pertencentes à cultura organizacional.
Partindo desse princípio, quando falamos em Compliance Digital, estamos nos referindo a todos os processos internos que são estabelecidos e implementados nas empresas com o intuito de levar os envolvidos a cumprir medidas relacionadas à tecnologia de informação, prezando pela segurança dos dados e informações armazenados no ambiente online.
- As legislações relacionadas ao uso da tecnologia precisam ser do conhecimento do time de Compliance
Da mesma forma que somos regidos por leis no cotidiano, para fazer uso da tecnologia é preciso cumprir normas e respeitar algumas regras básicas.
A legislação mais comum e atual que aborda o uso da tecnologia é a Lei nº 13.709/2018, mais conhecida como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que discorre sobre como as organizações devem se comportar com os dados e informações que dispõem, sejam eles dos seus colaboradores, clientes, investidores, entre outros.
Além dela, há outras leis importantes a serem consideradas, como por exemplo:
- O Marco Civil da Internet (Lei nº 12.695/2014);
- O Código de Defesa do Consumidor – CDC (Lei nº 8.078/1990);
- O Decreto nº 7.962/2013 – Lei do E-commerce;
- O Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/2021);
Há uma infinidade de decretos e legislações que se relacionam às organizações e ao ecossistema digital e, por conta disso, é necessário filtrar quais deles estão dentro da realidade do seu negócio.
- Conheça plenamente as tecnologias aplicadas ao seu negócio
No mercado atual, é quase impossível se deparar com uma empresa que não faça uso da tecnologia em seu negócio, mesmo que seja mínimo. Para possuir um site ou realizar vendas pela internet, já é preciso estar em conformidade com algumas regras acerca do uso da tecnologia. Até mesmo um formulário básico, liberado para pesquisas, precisa estar em conformidade com a LGPD.
E não apenas isto, mas é necessário entender como funcionam os sistemas e ferramentas digitais implementados nas operações da organização, a fim de que se entenda não apenas os riscos que apresentam, mas também o seu potencial de otimização de processos.
Partindo desse princípio, antes de afirmar que o Compliance Digital não precisa ser aplicado ao seu empreendimento, é indispensável uma análise mais aprofundada das operações e, em seguida, mapear todas as tecnologias, por mais simples que sejam.
- Entenda que o Compliance Digital é aplicável a qualquer negócio
Quando estamos falando sobre a adoção de Compliance Digital, um questionamento que acaba surgindo é se essa prática é restrita a algumas empresas, como os e-commerces, ou é liberada para todos.
Na realidade, qualquer organização, independentemente do seu porte, segmento de atuação no mercado e modelo de trabalho (seja remoto, híbrido ou presencial), pode e deve procurar estar em compliance – ou seja, em conformidade.
Partindo do princípio de que há tecnologias sendo utilizadas, há também a necessidade de aplicação do Compliance Digital.
- Tenha conhecimento das vantagens que o Compliance Digital traz para seus negócios
Entender o conceito de Compliance e as leis que se relacionam ao uso da tecnologia é o passo inicial para compreender o Compliance Digital.
Entretanto, para compreender de fato a sua importância, é preciso descobrir também as vantagens que essa prática poderá trazer para a organização.
Veja como a sua empresa pode ser beneficiada por estas boas práticas:
- Redução de riscos legais: quando a empresa passa a adotar protocolos oficiais para a o cumprimento de regras relacionadas à cibersegurança e incentiva os colaboradores a seguir esse conceito, a segurança se torna mais robusta e muitos riscos legais são minimizados.
- Resolução de problemas de segurança: para garantir que todos os colaboradores estejam cumprindo as novas normas, é recomendado que sejam realizadas investigações internas, o que já permite identificar possíveis erros e problemas e adotar medidas para assegurar que não se repitam.
- Imagem confiável (reputação elevada): a repercussão que as práticas de compliance digital geram para a empresa auxilia no estabelecimento de uma imagem positiva no mercado. A empresa passa a ser vista como exemplo de ética e responsabilidade e seu nome é valorizado;
- Melhoria nas relações: as estratégias de Compliance Digital aumentam a transparência nas relações da organização com seus clientes, fornecedores, investidores e também colaboradores, tornando o ecossistema empresarial mais seguro e melhorando as relações de negócios.
- Lembre-se: Compliance Digital não é o mesmo que LGPD?
Enquanto o Compliance Digital é a prática guiada por normas para a proteção dos dados e uso da tecnologia dentro do ambiente organizacional e seu ecossistema digital, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma lei, ou seja, é um conjunto de regras importantes que as empresas devem se basear ao iniciar a jornada de entrar em conformidade.
Para sermos diretos, o compliance é a execução e a LGPD, assim como outros decretos, são a base de regulação das atividades e comportamentos.
Com o Compliance Digital, as organizações evoluem
Alcançando a conformidade entre os seus processos, pessoas e tecnologias utilizadas, as empresas adquirem um diferencial competitivo importante no mercado, consolidando a sua reputação e atraindo novos negócios.
Mas, para chegar a esse ponto de melhoria, é importante que as verificações, mudanças e atualizações façam parte da rotina das organizações. É um processo com práticas contínuas, com o acompanhamento de todas as notícias acerca da proteção de dados pessoais e implementação de ferramentas de solução inteligentes.
O serviço de consultoria da 360 Compliance conta com profissionais especializados na construção e manutenção de um programa de conformidade eficaz, englobando todas as etapas de elaboração. Para a realização de atividades pontuais como o desenvolvimento de códigos de conduta e análise de riscos, os clientes contam com o apoio de nossos profissionais a todo momento.
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