Due Diligence: um pilar essencial para o Compliance efetivo

Due Diligence (ou diligência prévia) consiste em uma investigação da empresa, posterior à realização de transações, sejam elas relacionadas com a contratação de fornecedores ou fusões entre organizações. A ideia é que o máximo de dados sejam coletados para que haja um embasamento consistente nos processos de tomada de decisão, e isso só é possível se um checklist de Due Diligence for aplicado de forma eficiente. 

É fundamental que os profissionais que desejam uma especialização na área de Compliance possuam e compreendam o checklist de Due Diligence, a fim de adquirir uma visão ampla de todos os riscos que o negócio possa estar correndo e implementar uma auditoria bem sucedida. 

Qual a importância do Due Diligence no contexto do Compliance?

Por meio de um Due Diligence adequado, a organização pode levantar inúmeros dados importantes e analisar todos os riscos que o negócio está correndo ou pode vir a correr, detectando e combatendo possíveis ameaças. 

Por isso, a prática de Due Diligence deve sempre estar contemplada entre os pilares de um Programa de Compliance efetivo, uma vez que, através da investigação completa com dados relevantes, as empresas asseguram que o negócio que pretendem realizar é seguro e está em conformidade, tanto com seus valores praticados quanto  sua cultura organizacional.

Quando o departamento de Compliance deve aplicar o Due Diligence?

Para evitar problemas, é essencial que a investigação de determinada empresa se inicie muito previamente. Pode parecer um pouco precipitado mas, na realidade, é uma forma de prevenção importante, pois evita que  a imagem da empresa possa ser manchada, além de muitos outros prejuízos graves por consequência de atos ilícitos realizados tanto com terceiros, quanto com agentes públicos.

Checklist de Due Diligence

Para que a implementação seja realmente eficaz, o checklist de Due Diligence precisa ser dividido, resumidamente, em 3 etapas que se complementam: 

  • Análise de cenário, planejamento e abordagem inicial;
  • Contrato de confidencialidade, levantamento de dados, e investigação das informações; 
  • Avaliação, elaboração de relatório e entrega do plano de ação.

Através desse procedimento em checklist, com um direcionamento específico para a situação, o entendimento da empresa como um todo – considerando riscos e oportunidades disponíveis – torna-se mais facilitado.

Due Diligence na prática

O serviço de consultoria da 360 Compliance conta com profissionais especializados na construção e manutenção de um programa de conformidade eficaz, englobando todas as etapas de elaboração necessárias. 

Seja para a realização de due diligence ou para outras possibilidades dentro do universo do Compliance, entre em contato: a 360 Compliance pode auxiliar no processo.

Não deixe de seguir a 360 Compliance no Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube, onde compartilhamos mais conteúdos práticos e atualizações sobre o universo de compliance.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *