Programa de Compliance: um protagonista na construção ou reparação da imagem do negócio

Segundo matéria recentemente veiculada no portal Globo.com, a mineradora Vale realizou a demissão de 157 funcionários após investigações realizadas pelo programa de compliance da organização. 

Foram recebidas 6.248 denúncias, sendo 11 casos de assédio sexual, com todas as vítimas do sexo feminino, 3 casos de discriminação (sendo dois por questões de gênero e um por orientação sexual) e 18 casos confirmados de assédio moral. Após o processo, foram empreendidas 3.014 ações corretivas na organização. 

A alta incidência dessas ocorrências poderia justificar-se por diversos motivos, inclusive por conta de culturas corporativas tradicionalmente antiquadas, nas quais priorizam-se resultados em detrimento do bem-estar individual e do respeito.

Após repetidas tragédias ligadas à Vale, principalmente no estado de Minas Gerais, a empresa tem buscado a todo custo recuperar a imagem positiva que possuía outrora no mercado. Nesse contexto, o programa de compliance tem uma forte influência sobre a reputação de uma marca. 

Quer entender melhor o assunto? Veja a seguir!

Qual o papel de um programa de compliance?

Um programa de compliance cria as condições propícias para a criação de um ciclo virtuoso no negócio. A proposta é que todas as etapas da atividade e da cadeia produtiva sejam orientadas pela ética, por princípios de governança e pela sustentabilidade. 

Um programa de conformidade trabalha na direção da criação de uma imagem positiva e transparente, resultado de processos estruturados em valores e no compromisso com a legislação. Acrescentamos ainda que é indispensável pensar na geração de empregos, mas também nas condições que esse trabalho oferece.

Boas remunerações, respeito a direitos dos profissionais e contextos dignos e íntegros para a atividade geram, como resultados, maior rendimento da equipe e prosperidade da organização, além de promover uma boa imagem da empresa como marca empregadora.

Qual a importância do canal de denúncias no programa de compliance?

O canal de denúncias é uma grande necessidade para que o programa de compliance funcione bem na organização. Apesar da equipe de compliance realizar a fiscalização ativa, há questões que escapam do controle e da vistoria documental. 

O canal de denúncias é configurado de forma anônima, possibilitando a tomada de ciência de irregularidades e evitando a exposição de quem denuncia a um risco ou situação de constrangimento.

O que o caso da Vale ensina sobre compliance?

É muito melhor empreender uma cultura e práticas éticas no negócio, mesmo que tudo pareça sob controle, do que aguardar por um episódio trágico acontecer para então começar a agir. 

A recuperação de uma imagem manchada pode levar anos, ou até mesmo não ser possível. Já uma política preventiva, com um programa de conformidade estruturado, possibilita criar condições para a qualidade das relações e a prosperidade do negócio.

Além disso, torna-se cada vez mais patente a importância de uma boa reputação empresarial no mercado. Para empresas multinacionais, ou que possuem relações com investidores estrangeiros, este quesito não é importante apenas no âmbito doméstico, mas igualmente  no internacional. 

Neste aspecto, um programa de Compliance bem estruturado e eficiente mostra-se essencial, preservando a boa imagem do negócio, mapeando e evitando riscos e tornando a cultura organizacional mais saudável para todos os envolvidos.

Entretanto, um programa de conformidade demanda muitos conhecimentos na área, a fim de que se faça a aplicação correta das iniciativas. É preciso se atualizar em relação à legislação e criar um rigoroso controle interno. 

Nosso curso de Gestão em Compliance é destinado para profissionais que desejam se especializar na área e também para gestores, oferecendo os conhecimentos necessários para estruturar um programa de compliance a partir do zero na empresa. 

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Até o próximo artigo!

3 thoughts on “Programa de Compliance: um protagonista na construção ou reparação da imagem do negócio

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