As séries vão muito além de meros materiais de entretenimento: também são bastante ricas para promover reflexões sobre situações profissionais. A diversidade de gêneros desses conteúdos é ampla e há muitas produções interessantes para quem deseja aprender mais sobre conformidade.
Você pode, inclusive, utilizá-las não só no lazer, mas também como ferramentas de reflexão para trabalhar nos estudos de compliance ou conduzindo um programa de integridade em uma empresa.
Reunimos diversas séries para profissionais de compliance, para contribuir com a sua aprendizagem e trabalho.
Acompanhe mais a seguir!
Dirty Money
No Brasil, a série também é conhecida como “Na rota do dinheiro sujo”. Ela foi lançada em 2018, sendo um documentário americano em formato de minissérie que mostra histórias de corrupção dentro de corporações dos EUA. É uma excelente forma de conhecer as configurações de ações corruptas em organizações, contribuindo para um maior entendimento do tema.
Ozark
Marty Byrde interpreta o consultor financeiro Jason Bateman. Após as negociações de um esquema de lavagem de dinheiro com um cartel de drogas mexicano darem errado, Bateman leva a família para um resort em Ozarks, buscando mantê-la segura. Nesse contexto, a série discute principalmente as consequências da violação de princípios de integridade e ética.
Suits
Suits (Homens de Terno, no Brasil) é uma série americana criada por Aaron Korsh e que estreou em junho de 2011. A série se desenvolve em um escritório de advocacia chamado “Pearson Hardman”, em Manhattan. Mike Ross, interpretado por Patrick J. Adams, é um jovem que foi expulso do colégio e nunca prosseguiu com os estudos. Porém, ele conta com uma memória excelente e se mostra um excelente conhecedor do universo jurídico americano. Harvey Specter (Gabriel Macht), um dos advogados mais importantes do Pearson Hardman, lhe oferece emprego no escritório como advogado associado, depois de colocar Mike à prova. O enredo prossegue com personagens marcantes, tons de drama e comédia. O compliance é abordado especialmente em torno da farsa de Mike e Harvey, já que Mike atua em inconformidade com a lei.
Breaking Bad
Walter White, interpretado por Bryan Craston, é um professor de química frustrado na carreira, que tem um filho com paralisia cerebral, grandes dívidas e uma esposa grávida. Ele descobre, então, que tem um câncer terminal. Assim, Walter decide arriscar tudo o que tem, transformando sua van em um laboratório para a produção de metanfetamina. A série é americana e se passa no Novo México e envolve o espectador com um enredo dramático, repleto de reviravoltas e contravenções da lei. A produção recebeu vários prêmios, como dezesseis Primetime Emmy Awards, oito Satellite Awards e dois Globos de Ouro.
Billions
Billions se desenvolve no mundo da especulação financeira. Bobby (Damian Lewis) é um executivo de fundos de investimento, que ganhou muito dinheiro no crash de 11 de setembro. Ele vive em luxo e dedica seu tempo à família e à empresa, enquanto bate de frente com o promotor público Chuck Rhoades, interpretado por Paul Giamatti. A temática do compliance é discutida principalmente em torno dos conceitos de ética e integridade.
O Mecanismo
É uma série brasileira criada por José Padilha e Elena Soarez, inspirada na operação lava-jato. A história se desenvolve em torno do protagonista Marco Ruffo, interpretado por Selton Mello. Ele é um agente da Polícia Federal que trabalha em uma das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do nosso país. A série discute compliance com toda a habilidade crítica conhecida de Padilha e Soarez.
House of Cards
A série americana é um drama político escrito por Beau Willimon. O protagonista, Francis Underwood, vivido por Kevin Spacey, é um homem sedento de poder. Ele e sua esposa, Claire Underwood, protagonizada brilhantemente por Robin Wright, desejam ampliar domínios e não enxergam limites éticos para continuarem ampliando sua influência no governo. House of Cards mostra o poder destrutivo de ações antiéticas para expandir o domínio em determinada área.
Muitas produções, tanto de séries quanto de filmes, proporcionam condições para retratar realidades e mostrar diversos dilemas éticos. Elas podem ser ótimas referências para enriquecer seu aprendizado em conformidade.
Se tornar um profissional de compliance desejado e bem remunerado em um dos mercados mais promissores no Brasil e no mundo é uma tarefa que demanda muito estudo e investimento. As séries para profissionais de compliance são ótimas ferramentas de reflexão, além de enriquecerem seus conhecimentos.
Não deixe de seguir a 360 Compliance no Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube, onde compartilhamos mais conteúdos práticos e atualizações sobre o universo de compliance.
Até o próximo artigo!