Avaliações contínuas de eficácia do programa

Um dos maiores benefícios potenciais de um programa de compliance efetivo é a capacidade de proteger a empresa de ser vítima de desperdício, fraude e abuso. As mesmas técnicas que ajudam a prevenir a sua empresa de prejudicar os outros também a protegerão de se tornar uma vítima.

A Associação de Examinadores de Fraude Certificados estima que as empresas perdem o equivalente a 6% de suas receitas em razão de condutas fraudulentas. Esse é um custo relevante e consideravelmente maior do que o custo de implantação de um programa de compliance ambicioso.

O fato é que o valor pago em razão de penalidades decorrentes de desvios de conduta pode cobrir todo o custo do programa, e esse argumento financeiro é relevante. Para tanto, construir uma linha de argumentação com a ajuda do pessoal de gestão de risco, gestão de perda, de segurança e de seguros da sua empresa pode ser proveitoso.

Mas, para que um programa de compliance seja considerado efetivo ele deve ser avaliado continuamente, visando sempre estar em dia com as novas leis. Uma das técnicas de administração que podem ser utilizadas nesse processo é o chamado PDCA (do inglês:Plan, Do,Check and Act) que compõe-se das seguintes fases:

  • Planejar: Desenhe seu programa de compliance e ética. Reúna-se com o comitê de compliance para discutir e documentar o status do programa e possíveis próximos passos.
  • Fazer: Perceba que você não pode fazer tudo de um dia para o outro, vá engatinhando. Faça tentativas sabendo que pode haver alguns passos em falso no caminho.
  • Conferir: Reveja lições aprendidas. Junte as lições de casa para as primeiras tentativas.
  • Agir: Compartilhe com o comitê para decidir como incorporar o aprendizado e como definir o que ainda precisa fazer.

O desenvolvimento de compliance e ética é um processo contínuo e o PDCA pode manter-se fluindo no decorrer de toda a implantação do programa. 

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Até o próximo artigo!

1 thoughts on “Avaliações contínuas de eficácia do programa

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